Disjuntor desarmando: Você está cometendo algum desses erros

Imagine só: você está em um banho quentinho, em um dia de inverno. De repente a energia elétrica cai e a água começa a esfriar rapidamente. É uma experiência muito desagradável não é?! Se você está sofrendo com quedas de energia elétrica é possível que o problema seja o disjuntor desarmando.

Continue lendo e você vai saber o que está acontecendo de errado com sua rede elétrica.

disjuntor desarmando

Disjuntor desarmando: Afinal, qual a função do disjuntor?  

 

Disjuntores são essenciais em qualquer instalação elétrica. Ele interrompe a alimentação de energia na rede assim que percebe que algo está errado.

Ao identificar uma sobrecarga elétrica, ou um curto circuito, o disjuntor funciona como um dispositivo de segurança que protege a rede elétrica. Ele desativa automaticamente a distribuição de energia. Dessa forma, impede o superaquecimento e também acidentes graves, como por exemplo, incêndios.

Ele tem um som bem especifico quando entra em ação. É como um estalo. Em seguida você vai perceber o corte de luz. Isso significa que a capacidade dele foi ultrapassada.

Você pode religar o disjuntor novamente e tudo volta a funcionar normalmente. Mas é importante entender o motivo do disjuntor desarmando.

 

Disjuntor desarmando: conheça 4 motivos possíveis

 

  1. Sobrecarga na rede elétrica

Esse é o motivo mais comum do disjuntor desarmando. Em instalações mais antigas, que normalmente não foram feitas para aguentar uma tensão maior dos equipamentos, a sobrecarga pode ser recorrente.

Hoje em dia é bem difícil ter poucos equipamentos eletrônicos não é mesmo?! Ao usa-los simultaneamente, pode acontecer uma sobrecarga. Nesse momento, o disjuntor identifica essa anormalidade e desarma.

Mesmo em instalações elétricas mais novas, se muitos aparelhos forem ligados no mesmo circuito, ao mesmo tempo, a sobrecarga também pode acontecer.

  1. Disjuntor mal instalado

Se você percebe uma certa frequência no disjuntor desarmando, talvez não seja apenas a sobrecarga no uso dos aparelhos. Caso o contato do disjuntor com a fiação esteja frouxo, ou se ela não estiver bem isolada, o disjuntor também desarma.

Nesse caso, é importante conferir toda a instalação do disjuntor para identificar irregularidades.

  1. Chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico também pode ser a causa do disjuntor desarmar. Se você trocar o chuveiro por um mais potente, com a intenção de ter banhos mais quentes, você precisa verificar se sua instalação elétrica vai suportar.

Observe se, ligando o chuveiro, o disjuntor desarmar logo em seguida, é possível que algum tipo de curto circuito aconteceu no próprio chuveiro.

Mas se o disjuntor desarmar enquanto você usa o chuveiro e mais outro aparelho na mesma hora, é provável que o problema seja uma sobrecarga na rede elétrica.

  1. Irregularidades na fiação do condomínio

Se você mora em prédio, é possível que o problema do disjuntor desarmando esteja na instalação elétrica do próprio condomínio. O cabo que leva energia a todos os apartamentos pode não ser adequado as demandas dos moradores. Dessa forma, sobrecarrega a rede e desarma o disjuntor do prédio.

Conhecer o que desarma o disjuntor te ajuda a entender o que você deve evitar. Invista em disjuntores de qualidade, compatíveis com o seu uso diário e a capacidade da sua instalação elétrica.

Da mesma forma, evite sobrecarregar os circuitos elétricos e deixe em dia a manutenção preventiva das instalações.