Se você já passou cabos elétricos em uma tubulação sabe o quanto pode ser estressante. Além disso, os fios podem ser danificados se a passagem não for bem feita. Fora os danos na parede e estruturas que exigem uma instalação subterrânea. A sonda passa cabo é a ferramenta que vai resolver seus problemas na hora de criar pontos de eletricidade.
Continue lendo e aprenda tudo sobre a sonda passa cabo.
Sonda passa cabo
Também conhecida como sonda passa fio, ela é uma ferramenta usada para transpassar a distribuição elétrica em uma instalação. Essa distribuição é feita por meio de eletrodutos, ou conduites de forma bem simples.
Com ela você pode sondar a tubulação, além de amarrar os cabos nela e depois puxá-los. É um baita auxílio na hora de levar o cabo de distribuição até os locais que você precisa de eletricidade. É comum, por exemplo, em instalações de bocais de lâmpada, chuveiros elétricos, tomadas e interruptores.
No mercado você pode encontrar uma infinidade de modelos.
Mas você sabe como escolher a melhor sonda?
O que você precisa observar na hora de comprar uma sonda passa cabo
Em primeiro lugar, observe o tipo de material. O melhor custo benefício é a sonda de polipropileno com alma de aço. Ele é um material isolante, ou seja, não tem risco de choque elétrico. Mas a gente sabe que sondar tubulações com condutores energizados não é uma boa ideia.
Em segundo lugar, procure observar se as ponteiras soldadas com alma de aço. Dessa forma, a durabilidade da ferramenta aumenta, assim como a capacidade de tração tecnológica.
Em terceiro lugar, é importante observar se a ferramenta é anti ferrugem. Normalmente está informação vem na embalagem. Mas alguns modelos no mercado não oferecem essa opção e com o tempo você acaba perdendo a ponteira devido a corrosão.
Finalmente, em quarto lugar, fique atento ao tamanho. Ela deve ser compatível com os conduítes ou eletrodutos. Além disso, você também precisa considerar o diâmetro dos cabos. No mercado você encontra sondas de 10, 15 e 20 metros.
O que fazer quando o conduíte parece entupido?
Inicialmente, a obstrução dos conduítes pode acontecer por alguns motivos:
É possível que haja alguma incompatibilidade nos diâmetros da sonda, do conduíte e dos cabos. É interessante então reduzir o número de cabos ou trocar o conduíte.
Observe também se o fio não está quebrado, desgastado ou danificado. Isso pode impedir a passagem dos cabos na hora da instalação. Se esse for o caso, é preciso trocar por um de maior qualidade e resistência.
Mas o conduíte pode estar entupido, por isso a dificuldade na hora de transpassar os cabos. Além disso, é comum que tenha curvas meio estreitas no conduíte, que também impedem a passagem dos fios. Você pode usar a vaselina para facilitar a passagem ou usar o aspirador de pó para desentupir o conduíte.
Mas fique atento, se a obstrução for muito séria, é melhor contratar o serviço de uma empresa especializado em desobstrução de tubulações e conduítes.