Se você já tentou passar um fio pelo conduíte e não conseguiu, provavelmente ele estava entupido. Além de atrasar todo o andamento da atividade, é uma situação que testa nossa paciência, não é?! Mas como passar fios em conduítes entupidos?
É o que você vai aprender no artigo a seguir
A importância dos conduítes na instalação elétrica
Os conduítes são usados para direcionar e proteger os fios dentro de uma estrutura ou edifício. Além disso, podem ser instalados em lugares mais evidentes, paredes e até em camadas subterrâneas.
Geralmente é da cor amarela e tem um material mais flexível e enrugado.
É por serem flexíveis que os conduítes acabam entupindo, seja pelo resto de construção ou pelo desgaste. Quebrar toda a estrutura só pra concertar o conduíte dá um trabalhão!
Mas se o conduíte estiver entupido, pode acabar danificando a fiação e comprometendo toda o circuito elétrico. Além disso, sujeiras e umidade podem oxidar alguns pontos, com risco de choques elétricos e queima dos fios.
Se a deterioração dos fios chegar até a caixa geral pode causar acidentes graves.
Como passar fios em conduítes entupidos
1- Use vaselina no fio que você vai passar pelo conduíte. Mas evite sabonete ou detergente porque podem ressecar o tubo.
2- Use também aspirador de pó. Coloque-o em uma das pontas e vede o máximo que puder. No outro lado coloque uma bolinha de isopor para ser aspirada pelo aspirador. A medida que a bolinha conseguir alcançar o outro lado, você pode ir colocando os fios aos poucos.
3-Lave a tubulação com aquelas lavadoras de alta pressão. Dessa forma você vai conseguir desentupir um pouco o conduíte.
4- Use uma sonda para conduíte
5- Você também pode contratar alguma empresa especializada em desentupir tubulações. Apesar de ser a medida ideal, nós sabemos que nem sempre temos aquele dinheiro sobrando na conta, não é mesmo¿
6- Identificar o local exato no entupimento na tubulação e perfurar a estrutura para trocar a parte do conduíte que está entupido.