Dispositivo dr para que serve, quando usar, vale a pena?

Você conhece o dispositivo que mais garante segurança na rede elétrica? O dispositivo dr identifica fugas de energia e aciona o bloqueio da alimentação na rede elétrica. Imagina a quantidade de acidentes que podem ser evitados com ele! Saiba tudo sobre o dispositivo dr e para que serve.

O que é dispositivo dr para que serve?

 

 

Também conhecido como Dispositivo Diferencial Residual, o dispositivo DR é famoso no segmento elétrico. É ele que garante a segurança nas instalações elétricas.

Acidentes elétricos normalmente são silenciosos. Infelizmente, as fugas de energia são imperceptíveis e muito comuns. Portanto, podem desencadear acidentes graves, como o choque elétrico, de uma hora pra outra.

A função do DR é identificar as fugas de energia nos circuitos elétricos e acionar o desligamento da alimentação de energia. Dessa forma, ele protege as pessoas de choque elétricos que podem acontecer no contato com equipamentos ligados a rede elétrica.

Além disso, o DR também pode ajudar na economia dos gastos com energia. Se ele identifica a fuga de corrente elétrica e logo desarma, também contribui indiretamente para uma economia na conta de energia.

Mas apesar de ser um dispositivo de proteção obrigatório, grande parte das instalações elétricas no país não tem DR.

 

Qual o motivo das fugas de energia?

Primeiramente, a fuga de energia é quando um fluxo de energia escapa dos condutores momentaneamente. Imagine um vazamento de água: ele acontece porque normalmente há um furo ou rachadura no cano que transporta a água. A fuga de energia acontece de forma semelhante.

Se um eletrodoméstico não está isolado da forma correta, por exemplo, ao tocar nele você pode receber a fuga dessa energia elétrica e tomar um choque elétrico.

As fugas de energia acontecem quando um fio está desencapado, ao usar algum equipamento elétrico em ambientes molhados, em instalações elétricas antigas, aparelhos elétricos com defeito, ou por uma instalação elétrica que não foi bem feita.

Por isso o DR é o pesadelo do eletricista “zé faísca”, que não faz nada com qualidade técnica e profissional.

 

Quais as consequências de uma fuga de energia?

Os danos de uma fuga de energia podem ser irreversíveis. Portanto, listamos os principais abaixo:

  • Aumento no consumo de energia e consequentemente nos gastos
  • Danos na instalação elétrica e nos equipamentos elétricos
  • Choques Elétricos
  • Curto circuito
  • Explosões e incêndios

Como o DR funciona ?

 

 

O DR monitora a corrente elétrica pela bobina elétrica. Os condutores são envolvidos por um componente eletrônico chamado núcleo toroidal, que normalmente é usado na fabricação de transformadores de potência.

Quando a fase e o neutro são conectados nos bornes do dispositivo DR, o núcleo toroidal calcula as correntes que passam por ele. Caso o cálculo seja maior que zero, é sinal de que há fuga de energia. Dessa forma, o DR desenergiza o circuito, impedindo imediatamente a continuidade da fuga de energia.

E quando o DR não para armado: o que fazer ?

Você chega para ver uma instalação, desliga todos os circuitos e até mesmo o disjuntor geral. Quando vai rearmar o DR percebe que ele desarma, mesmo com tudo desligado.

Nessa hora você precisa: Analisar, Testar e Resolver

Em primeiro lugar, desconecte todos os equipamentos da rede e use os EPI´s necessários. Após desligar todos os disjuntores do quadro de distribuição, e também o DR, deixe o disjuntor geral ligado.

Em seguida, ligue apenas o DR e fique atento se ele vai ficar ligado. Se ele não ficar lidado, desligue o disjuntor geral e religue o DR.

Se o DR ainda permanecer desligado, desconecte o cabo neutro que vem do DR do barramento. Tente liga-lo novamente. O DR desarmou? Então a fuga está no neutro da instalação elétrica.

Finalmente, para descobrir qual circuito está em fuga, reconecte o cabo de neutro do DR no barramento de neutro. Deligue os neutros de cada circuito, um de cada vez, e teste o DR ao mesmo tempo. Após fazer isso com todos os cabos de neutro, você vai conseguir identificar onde está a fuga de energia, ou seja, pode resolver o problema mais rápido.